Vendas de F&I e Agregados: Como Gatilhos Mentais Ajudam?

Realizar vendas é um processo relativamente desafiador, isso porque é necessário ter uma estratégia sólida e, por esse motivo, você deve entender como utilizar gatilhos mentais para ter mais vendas de F&I e agregados.

Ao navegar na internet, é possível perceber diferentes táticas de persuasão, sendo que uma das mais poderosas são os gatilhos psicológicos.

Isso se deve ao fato de que esse método pode ser extremamente eficaz se aplicado de modo estratégico e combinado com um bom software de financiamentos.

Por conta disso, você deve entender como aplicar no processo de vendas da sua loja para fechar mais negócios e rentabilizar mais.

Assim, neste artigo, vamos explorar um pouco mais sobre o que são os gatilhos e modos práticos de aplicar em toda a jornada de compra do seu cliente. Podemos começar?

Gatilhos Psicológicos: O Que São e Como Aplicar?

Primeiramente, essa é uma técnica fundamentada em padrões de comportamento dos indivíduos que visa entender como funciona o processo de tomada de decisão para, posteriormente, guiá-lo ao objetivo.

Muitas empresas e peças publicitárias, por exemplo, utilizam dessa estratégia para atrair e reter a atenção do público-alvo.

Dessa maneira, os navegadores conseguem visualizar a peça com concentração e, tomar uma decisão mais firme sobre ela.

Utilizar gatilhos é fundamental para que os usuários possam lembrar-se do que foi visto e realizar a ação desejada, como a compra de um veículo financiado.

Por mais que possa parecer incoerente, é de extrema importância realizar a aplicação da mesma e de forma convincente caso queira ter bons resultados. Tendo em vista que um adulto toma, em média, 35 mil decisões por dia, variando entre mais complexas e simples.

Por isso, impulsionar a lembrança do seu conteúdo e ter uma plataforma multibanco para aprovação em menos de 5 minutos da proposta feita ao cliente é fundamental para garantir bons resultados futuros.

Você pode realizar isso aplicando o gatilho da escassez para que o consumidor entenda que ele pode perder a chance de possuir o produto e/ou serviço, pois a quantidade é limitada e o público quer muito conquistar esse bem, enquanto aguarda a resposta bancária.

Gatilhos Mentais: Quais São?

Agora que você entendeu, confira alguns exemplos de gatilhos que são utilizados no ambiente digital e físico para impulsionar vendas:

1. Compromisso

Quando o cliente se compromete a usar ou experimentar o seu serviço, mas é importante não forçar a compra. Ao invés disso, quem está vendendo deve se colocar de forma sutil, incentivando a aquisição;

2. Aprovação Social

Ocorre quando a empresa/marca possui uma boa relação com seus clientes e passa a ser visto por outros clientes em potencial. As redes sociais são importantes neste ponto, pois através delas é possível compartilhar impressões de consumidores satisfeitos;

3. Autoridade

Um dos gatilhos mentais mais utilizados em vendas. Geralmente, é quando especialistas dão depoimentos sobre o uso de determinado produto ou serviço, agregando valor à marca.

Como Vender Mais F&I e Agregados Aplicando Gatilhos Mentais?

Para entendermos melhor como essas táticas podem ser aplicados no mercado automotivo, é preciso pensar de modo prático.

Assim, entre os principais gatilhos mentais utilizados para estimular as vendas nas lojas auto está o poder de convencimento do profissional e o uso de plataformas que otimizem o workflow.

Por isso, é indispensável mostrar ao cliente o valor funcional do produto que está sendo negociado, ressaltar que o fechamento será benéfico para ambos. Para o consumidor, o maior negócio é o produto em si.

Por isso, esse processo de construção de confiança entre vendedor e cliente é indispensável, tendo em vista que o poder de convencimento está ligado a um relacionamento próximo.

Contudo, o profissional deve ser empático, podendo mostrar exemplos de clientes com o mesmo perfil que tiveram suas necessidades atendidas através dos produtos oferecidos.

Entre esses produtos, podemos destacar os agregados que, inclusive, são peças fundamentais para a concessionária alcançar mais rentabilidade no momento do financiamento.

Alguns dos principais tipos de produtos agregados são seguros, acessórios, manutenção, revisão veicular, SPF e garantia estendida.

Como aplicar?

Quando esses produtos e/ou serviços são mencionados de forma convincente, é mais fácil para o vendedor acionar gatilhos mentais e concretizar a compra do cliente.

Além disso, o gestor de F&I pode contribuir no processo de ativação dos gatilhos através do suporte ao profissional de . Veja exemplos a seguir:

  • O gestor de F&I deve ser transparente com o vendedor, o informando sobre o objetivo do financiamento (confiança);
  • Treinar, explicar e deixar o profissional “afiado” sobre os produtos ofertados e dados do negócio também é importante para passar mais credibilidade no momento da negociação e seus funcionários podem ter isso com auxilio do FANDI Data Studio (autoridade);
  • O gestor de F&I deve auxiliar o vendedor a entender o momento e forma certa de abordar o cliente no processo de vendas (empatia).

Além de aplicar essa estratégia, é fundamental ter ferramentas que auxiliem as vendas de veículos financiados de modo único. Por isso você deve conhecer o FANDI e entender como a plataforma pode otimizar desde o gerenciamento do negócio até o pós venda de carros zero km e seminovos.

Fale agora com um especialista e tenha uma proposta personalizada que te ajudará a rentabilizar mais, ter mais vendas de F&I e agregados com auxílio de gatilhos em toda a jornada de compra do cliente.

Acelere suas vendas!