Saber como envolver e atender os clientes são alguns dos pilares de sucesso nas vendas da concessionária.
Estar atento ao cliente é a habilidade mais importante em qualquer processo de F&I.
Isso porque quando o cliente sente que está sendo ouvido em um nível mais profundo, ele entende que a empresa se importa com suas necessidades.
Mas você sabia que dá pra aprimorar as vendas ao dar mais atenção a alguns pontos específicos? Confira a seguir:
1. Nunca pare de ouvir o cliente
Uma conversa em que o vendedor está falando muito mais que o cliente não é comunicação, é apenas uma apresentação.
Nesse sentido, os clientes acabam ficando cansados das apresentações e pontos de discussão concentradas somente na finalização da venda.
Eles esperam que o vendedor os ouça e se concentre em seus desejos e necessidades.
2. Esteja disposto a ajudar
Vender não é ajudar a si mesmo, é tudo sobre ajudar o cliente.
Sendo assim, a vantagem de qualquer concessionária é a experiência que será oferecida ao cliente de F&I, que poderá ser fidelizado a partir disso.
Inclusive, nove em cada dez brasileiros com acesso à internet fazem pesquisas on-line antes de concluir uma compra, de acordo com o levantamento feito pela SPC Brasil e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’.
Isso demonstra que, apesar da crescente tendência das compras totalmente on-line, muitos clientes ainda querem alguém que os ajude a tomar boas decisões e ofereça informações úteis sem pressão para comprar.
Confira as principais tendências de vendas F&I
Portanto, a tendência é que o comprador conte com um vendedor que esteja focado em fornecer dados adicionais que podem não estar disponíveis na internet.
De acordo com a F&I do Grupo Maggi, Vânia Santos, é imprescindível entender as necessidades do cliente para poder supri-las da melhor forma.
“É importante trabalhar o atendimento como estratégia para fidelizar o cliente, seja na venda on-line ou presencial. Oferecer a venda personalizada faz toda a diferença”, afirmou.
Segundo a gestora, o showroom da concessionária teve um fluxo menor do que tinha antes da pandemia, então as redes sociais atuaram como um reforço para o contato com o cliente.
“A gente tem que continuar nesse ciclo que estabelecemos, de trabalhar todos os canais de comunicação, e não depender só do cliente do showroom”, completou.
3. Conte uma história
É importante compartilhar relatos de como outros clientes se beneficiaram ao comprar o seu produto.
Esse compartilhamento de uma situação igual ou semelhante pode ajudar a aumentar a confiabilidade sobre o que está sendo vendido.
Além disso, o comprador poderá ter uma maior noção de como o seu problema será solucionado ao fechar a compra.
Tendo em vista que as decisões de compra são emocionais, as histórias reais sobre clientes reais criam um apego emocional ao benefício do produto.
4. Ser apaixonado pelo seu produto é um dos principais pilares de sucesso
Os clientes se alimentam da confiança que você tem em seu produto.
Assim, sua narrativa e linguagem corporal dizem ao cliente se isso é algo em que você realmente acredita ou se está só tentando vender.
Os produtos ofertados podem mudar conforme as novas necessidades e tendências do mercado.
No entanto, venda-os com frequência e venda-os bem!
Agora que você já conhece os principais pilares de sucesso das vendas, que tal turbinar ainda mais o seu negócio com nossa plataforma? Fale com um de nossos consultores.