As 3 principais tendências do mercado F&I

O mercado F&I tem caminhado para uma nova era e é importante saber adaptar os negócios à realidade.

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Não é novidade que o mundo tem passado por profundas mudanças em todas as áreas desde o início da pandemia do coronavírus.

Entre elas, a área da economia é uma das que vem passando por maiores transformações e os consumidores estão se adaptando às novas dinâmicas.

Portanto, não tem sido diferente com o mercado automotivo e F&I brasileiro.

Podemos notar, entretanto, que o departamento de F&I das concessionárias vem explorando as tendências atuais para amenizar os impactos negativos da pandemia.

Mas quais são as tendências que irão guiar o ramo em um futuro próximo? Confira a seguir.

1. Invista em condições especiais 

As vendas de automóveis de passeio novos registraram uma queda de 18% no acumulado do ano até maio, em comparação ao mesmo período de 2021. 

Ao todo, foram 549 mil unidades em 2022, frente às 670 mil do ano passado, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). 

Contudo, o estoque de veículos novos é limitado, então as concessionárias precisam apresentar opções atraentes de financiamento. 

Fique à frente da concorrência ao envolver os clientes por meio de condições especiais de financiamento de carros novos. 

Isso significa que suas equipes de vendas, F&I e marketing precisam trabalhar juntas para alcançar esse objetivo.

2. Foco no treinamento das vendas F&I 

Os clientes de hoje estão adquirindo mais cobertura do que nunca. 

Por isso, um ponto que contribui para o aumento das vendas de F&I é o foco no treinamento da equipe.

É através da capacitação da equipe de F&I que o cliente pode ser mais facilmente convencido de que financiar é o melhor negócio.

Mas lembre-se que, além do financiamento, existem os itens e serviços que são oferecidos como produtos agregados, a exemplo do seguro veicular e acessórios, que geram mais rentabilidade à venda.

Saiba qual é a importância da venda de produtos agregados.

3. Integrando vendas on-line e offline no mercado F&I

Grande parte dos clientes realiza suas pesquisas on-line antes de visitar a concessionária, buscando modelos e especificações dos veículos.

Portanto, encontrar as informações desejadas na internet e realizar as compras digitalmente – ou grande parte dela – é uma das tendências mais fortes atualmente.

Logo, as ações que os clientes desejam fazer virtualmente incluem:

  • Procura por um modelo ideal;
  • Preço final;
  • Agendamento para receber o carro;
  • Avaliação de carros para troca;
  • Realização de verificações de crédito e financiamento;
  • Revisão e compra de produtos de seguro ou garantia estendida.

Entretanto, quando se fala no mercado F&I do país, ainda nos deparamos com a intermediação de vendedores para o fechamento do negócio.

Isso porque as vendas de veículos feitas totalmente on-line ainda não são uma realidade para os compradores brasileiros.

De acordo com Adriana Cardoso, F&I do Grupo Lider, embora essa seja a realidade atual, o futuro das vendas de financiamentos tende a ser cada vez mais virtual.

“Acredita-se muito nessa virada de mercado para a venda digital. As pessoas querem cada vez mais facilidade e um atendimento diferenciado via plataforma. As montadoras também já sentiram isso e estão fazendo esse movimento”, afirmou.

Contudo, é importante posicionar sua concessionária para o sucesso integrando canais on-line e off-line, oferecendo aos clientes uma experiência completa.

Mas e aí, quer saber como impulsionar as vendas da sua concessionária com o FANDI? Entre em contato com um dos nossos consultores!

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