O mercado F&I tem caminhado para uma nova era e é importante saber adaptar os negócios à realidade.
Não é novidade que o mundo tem passado por profundas mudanças em todas as áreas desde o início da pandemia do coronavírus.
Entre elas, a área da economia é uma das que vem passando por maiores transformações e os consumidores estão se adaptando às novas dinâmicas.
Portanto, não tem sido diferente com o mercado automotivo e F&I brasileiro.
Podemos notar, entretanto, que o departamento de F&I das concessionárias vem explorando as tendências atuais para amenizar os impactos negativos da pandemia.
Mas quais são as tendências que irão guiar o ramo em um futuro próximo? Confira a seguir.
1. Invista em condições especiais
As vendas de automóveis de passeio novos registraram uma queda de 18% no acumulado do ano até maio, em comparação ao mesmo período de 2021.
Ao todo, foram 549 mil unidades em 2022, frente às 670 mil do ano passado, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Contudo, o estoque de veículos novos é limitado, então as concessionárias precisam apresentar opções atraentes de financiamento.
Fique à frente da concorrência ao envolver os clientes por meio de condições especiais de financiamento de carros novos.
Isso significa que suas equipes de vendas, F&I e marketing precisam trabalhar juntas para alcançar esse objetivo.
2. Foco no treinamento das vendas F&I
Os clientes de hoje estão adquirindo mais cobertura do que nunca.
Por isso, um ponto que contribui para o aumento das vendas de F&I é o foco no treinamento da equipe.
É através da capacitação da equipe de F&I que o cliente pode ser mais facilmente convencido de que financiar é o melhor negócio.
Mas lembre-se que, além do financiamento, existem os itens e serviços que são oferecidos como produtos agregados, a exemplo do seguro veicular e acessórios, que geram mais rentabilidade à venda.
Saiba qual é a importância da venda de produtos agregados.
3. Integrando vendas on-line e offline no mercado F&I
Grande parte dos clientes realiza suas pesquisas on-line antes de visitar a concessionária, buscando modelos e especificações dos veículos.
Portanto, encontrar as informações desejadas na internet e realizar as compras digitalmente – ou grande parte dela – é uma das tendências mais fortes atualmente.
Logo, as ações que os clientes desejam fazer virtualmente incluem:
- Procura por um modelo ideal;
- Preço final;
- Agendamento para receber o carro;
- Avaliação de carros para troca;
- Realização de verificações de crédito e financiamento;
- Revisão e compra de produtos de seguro ou garantia estendida.
Entretanto, quando se fala no mercado F&I do país, ainda nos deparamos com a intermediação de vendedores para o fechamento do negócio.
Isso porque as vendas de veículos feitas totalmente on-line ainda não são uma realidade para os compradores brasileiros.
De acordo com Adriana Cardoso, F&I do Grupo Lider, embora essa seja a realidade atual, o futuro das vendas de financiamentos tende a ser cada vez mais virtual.
“Acredita-se muito nessa virada de mercado para a venda digital. As pessoas querem cada vez mais facilidade e um atendimento diferenciado via plataforma. As montadoras também já sentiram isso e estão fazendo esse movimento”, afirmou.
Contudo, é importante posicionar sua concessionária para o sucesso integrando canais on-line e off-line, oferecendo aos clientes uma experiência completa.
Mas e aí, quer saber como impulsionar as vendas da sua concessionária com o FANDI? Entre em contato com um dos nossos consultores!